terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Lockdown Permanente

 Opinião Jurídica - Lockdown Permanente


Por Marcelo Cristiano da Silva Siqueira


Desde março de 2020 acompanhamos atônitos, o desenrolar da pandemia do Covid-19 com várias restrições que ao poucos, foram sendo flexibilizadas e de uma certa forma facilitadas para o pleito municipal de 2020 com as eleições de prefeitos e vereadores Brasil afora.

Acompanhamos também à quase volta da normalidade da vida das pessoas com encontros, festas e eventos, particularmente as de final de ano, isto porque foi pedido e até implorado pelas autoridades sanitárias que o pessoal não se aglomerasse na campanha eleitoral e que se evitasse as reuniões familiares de final de ano, a fim de que se evitasse a proliferação do vírus mortal do Covid-19. Em vão! Pois ninguém obedeceu absolutamente nada como se o vírus não existisse mais, ou que pelo menos já estava acabando a pandemia.

Então virou o ano para 2021 e a surpresa, ou melhor, os resultados da irresponsabilidade da flexibilização e das aglutinações do povo vieram, e agora com variantes que tornam o vírus ainda mais contagiante e mortal.

Ficou evidenciado que as flexibilizações de nada resolveram e até pioraram a situação, pois o comércio que reabriu voltou a fechar, gerando uma grave instabilidade econômica e ficou ainda pior a pandemia em relação ao ano de 2020, onde Hospitais e unidades de saúde no Brasil todo estão chegando no limite e particularmente em Araraquara/SP passou do limite de ocupação de leitos de UTI e enfermagem.

Para resolver essa situação, sabendo que a população com as flexibilizações de restrições sanitárias não resolveram absolutamente nada pois infelizmente o povo no geral não soube se comportar como o uso corretos de máscaras, de álcool nas mãos e o distanciamento de ao menos 1,5 m sem fazer aglomerações, somente uma medida se apresentou mais eficaz, a do Lockdown com Toque de Recolher implementado com maior rigor em Araraquara, que vive uma situação gravíssima, para conter o avanço do vírus, haja vista que não outro solução melhor a ser apresentada.

Com isso, entendo que os próximos Decretos da Prefeitura de Araraquara e até de outras Prefeituras devam ser no sentido de manter o Lockdown de forma permanente até que pelo menos a maioria da população tenha sido efetivamente vacinada, mantendo EXCLUSIVAMENTE o serviço de delivery sem drive-thru ou retirada na porta para todo o comércio e serviços em geral, de forma a fazer a economia girar para boa parte das atividades econômicas e também que seja mantido suspendo o transporte coletivo até o fim do Lockdown de modo  que as empresas fretem veículos para o transporte seguro de seus funcionários.

Ou se faz permanente o Lockdown até a ampla vacinação ocorrer ou veremos uma tragédia maior até com uma terceira onda da pandemia do Coronavírus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário